Quer acesso gratuito a filmes, docs e clipes de música raros? Entre já na plataforma 4:3

Uma nova plataforma de filmes, documentários e vídeos gratuitos surge online, se colocando como “o Netflix para o underground”.

Lançada pela turma do Boiler Room, 4:3 publica conteúdo de vídeo que explora temas como identidade, performance, arte, música, cultura jovem e anti-sistema com uma curadoria forte e original.

A plataforma tem quatro curadores convidados – Elijah Wood, Ryuichi Sakamoto, Peaches e Jenn Nkiru. Cada um tem uma página com suas indicações, acompanhadas por textos explicando por que escolheram cada filme. Peaches selecionou dois curtas bem artísticos, como o Creating the Spetacle, sobre uma menina que mergulha no fundo do mar em uma cadeira de rodas.

Reprodução

De uma forma geral, os filmes são raridades esquecidas e cult, como Six Men Getting Sick, o primeiro filme de David Lynch, feito em 1966, já totalmente absurdo e nonsense. Material bem cru mesmo, sem nenhum crédito no final.

Outro que vale é Wild Combination: A Portrait of Arthur Russel, documentário que conta a história de Arthur Russel, produtor pioneiro que trabalhou com Philip Glass e Allen Ginsberg. Esta é a primeira vez que o filme está disponível gratuitamente e quem viu, fala que é brilhante, assim como seu legado.

Tem vários clipes musicais bons – na música e na imagem, como o Come Meh Way, de Sudan Archives (veja abaixo), Crooked Officer, do Geto Boys e ainda clipes do Blood Orange e MIA entre muitos outros.

Tem a série Paradise Garage, dedicada especialmente a cultura do DJ e o nascimento da música eletrônica e cultura clubber com docs sobre a cena rave, DJs como Frankie Knuckles, Carl Cox, Jeff Mills… É mesmo uma videoteca para você passar muitas horas descobrindo coisas novas e instigantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *